Se você é comerciante e
ainda não vende seus produtos ou serviços pela internet, fique atento, essa
pode ser uma boa oportunidade para você. Em poucos anos a web será o principal
ambiente para a realização de compras e quem não estiver preparado, vai perder
a oportunidade de expandir ou até mesmo manter as vendas. A democratização da
banda larga, somada ao bom momento econômico do país, tem contribuído de forma
intensa para o aumento das compras online. Um levantamento realizado pelo IBOPE
em 2011 identificou que este crescimento tem acontecido num ritmo de cerca de
30% ao ano. Além disso, apesar de 70% das compras realizadas ainda estarem
concentradas nas classes A e B, a classe C já é responsável por 23% das compras
online, segundo dados do estudo Target Group Index (fevereiro 2010 a janeiro de
2011).
Para o
lojista não naufragar, o segredo está em ficar atento às tendências deste
mercado e ao comportamento do usuário. Por exemplo, a ‘mobilidade’ é a grande
aposta do comércio eletrônico, impulsionada pelo uso cada vez mais frequente de
dispositivos móveis como celulares smartphones e tablets. Para atender esta
demanda, as lojas online precisam estar preparadas para atuar na plataforma
móvel. Mais do que isso, as lojas que não se adaptarem nos próximos quatro anos
poderão ter dificuldades em sustentar suas vendas nos canais eletrônicos.
As redes
sociais também estão entre as grandes tendências para o comércio eletrônico em
2012. Porém, é necessário o uso inteligente do canal, sem restringir a atuação
ao uso de banners e anúncios nos veículos sociais como o Facebook, por exemplo.
O segredo está em criar engajamento com seus clientes, gerando um diálogo. Isso
pode ser feito de diversas maneiras; cada lojista precisa descobrir como ser
relevante na conversa com seu público, seja por meio de aplicativos, games,
concursos ou virais para conquistar clientes e seguidores. As compras coletivas
também são um ótimo recurso para atingir novos públicos e ampliar a
visibilidade de seus negócios. Com aproximadamente um ano e meio de forte
atuação no Brasil, esses grupos já contabilizam milhares de usuários. Um
conselho: planeje muito bem, saiba qual é o custo financeiro da ação e como você
irá se preparar para a demanda excedente.
O
lojista também precisa estar atento às discussões em curso no congresso, como a
Lei de Proteção de Dados, Marco Civil da Internet e a Lei de Crimes na
Internet. Se aprovados, estes projetos sem dúvida irão impactar o comércio
eletrônico no Brasil. Órgãos como o Procon, Ministério Público e ONGs já estão
atuando, mas também devem aumentar a atenção ao setor.
Segurança
é outro tópico fundamental a ser observado pelos lojistas. Os usuários buscam
cada vez mais conveniência, opções de pagamento e, principalmente, um sistema
seguro – e quando encontram, tornam-se fiéis à loja. Os sistemas de pagamento
online estão ganhando cada vez mais adeptos por oferecerem um alto nível de
segurança, além de serem interessantes para os pequenos empresários, já que
possuem políticas de proteção aos lojistas e consumidores.
Confira
abaixo algumas dicas para garantir o sucesso dos negócios na web:
• Disponibilize mecanismos de busca que permitem a rápida
localização e pesquisa de produtos
• Ofereça informações detalhadas e claras sobre os
produtos, incluindo fotos e/ou vídeos. O consumidor gosta do comércio online
justamente pelo fato de poder analisar com calma as características e detalhes
técnicos do item que pretende adquirir
• As opções de pagamento devem estar facilmente visíveis.
Além disso, procure optar por aquelas que ofereçam operações rápidas, seguras e
de preferência que mantenham a confidencialidade máxima dos dados financeiros
dos consumidores
• Informe o tempo médio para entrega e sempre respeite os
prazos
• Permita a escrita e visualização de resenhas sobre os
produtos uma vez que facilita os consumidores no momento da escolha
• O website deve ser objetivo, simples e de fácil acesso,
pois também precisa atender a demanda por acesso móvel
Em
resumo, qualidade de serviço e personalização do atendimento são itens
essenciais para garantir o sucesso do seu negócio também no ambiente virtual.
Fonte:
http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?id=8019
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