sexta-feira, 20 de abril de 2012

DICAS PARA NÃO SE ATRAPALHAR E FAZER UM BOM NEGÓCIO NA HORA DE VENDER A EMPRESA


 A decisão de vender um negócio e envolve uma série de fatores. O empresário pode tomar a decisão por conta de dificuldades financeiras. Ou apenas para investir o dinheiro em uma nova empreitada. O que o pequeno empreendedor não pode descuidar é da estratégia durante a negociação sob o risco de fazer uma péssima transação.
            Para ajudá-lo, o Estadão PME preparou, com o auxílio do Sebrae-SP, uma lista de itens que devem ser observados antes mesmo de você encontrar um interessado em sua companhia.

1ª dica: Por mais que você tenha investido tempo, dinheiro no sonho de construir a própria empresa, o empreendedor não pode deixar a emoção tomar conta. No momento de negociar, é preciso usar sempre o racional.

2ª dica: Sigilo é muito importante, por isso, os funcionários não devem ser avisados da negociação em curso.

3ª dica: Assim como em qualquer aspecto da vida, durante a discussão com os interessados, o empreendedor não deve fazer promessas que não poderá cumprir.

4ª dica: Analise a capacidade financeira do comprador e solicite referências. Será que ele tem mesmo condições de adquirir o seu negócio.

5ª dica: Não determine o preço antecipadamente. Negocie com os interessados primeiro e tenha as mãos os dados financeiros da sua empresa - transparência é fundamental neste momento.

Fonte: Estadão/PME


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