1.
Vire franquia
Gigliotti
lembra que o franchising teve início na década de 30, após a crise de 1929,
como uma forma de conseguir levar negócios a regiões ainda inexploradas.
Segundo o consultor, essa é uma forma eficiente de ganhar mais mercado. No
entanto, para apostar neste formato é preciso estar consciente da necessidade
de criar novas estratégias. “Tem que entender que, a partir do momento que tem
uma franquia, passa-se a ter um novo cliente, o franqueado”, ressalta o
especialista.
2. Compre unidades prontas
Segundo
a professora da ESPM, ampliar geograficamente a atuação da empresa também é uma
opção de expandir os negócios. Essa é uma forma prática por já se saber o que
esperar do ponto comercial. “Já tem clientes estabelecidos assim como é
possível saber histórico do local”, acrescenta Gigliotti.
Apesar
das facilidades, esse modelo exige ainda mais cuidados. "Essa pode
ser uma forma mais rápida, no entanto, vai exigir uma avaliação de quanto será
necessário modificar física e estruturalmente e na equipe”, ressalta Rose Mary
Lopes. "Não é apenas uma questão de converter a bandeira, mas de criar uma
sintonia do local e dos funcionários com a cultura da sua empresa", avalia
Gigliotti.
3. Amplie seu portfólio
O
executivo da Sunbelt lembra que inovar é sempre uma possibilidade para se
destacar. “Criar novos produtos e diversificar a linha de serviços é sempre
interessante”. Apostar nessa forma de expansão exige que o empresário já tenha
dentro da empresa essa filosofia, com grupos dedicados a estudar as novidades
do mercado.
Uma
boa forma de estar mais presente na vida dos clientes é, na opinião da
professora de empreendedorismo, verificar o ciclo de atividade dos
consumidores. “Pode-se ver o que ele precisa antes ou depois do serviço
prestado inicialmente e passar a oferecer essas facilidades a eles”, diz Rose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário