Elaborar uma
estratégia para estar nas redes sociais pode ser a diferença entre o sucesso e
o fracasso do seu negócio.
A
empresa que não está nas redes sociais pode não estar em lugar algum. Este
argumento parece definitivo. Mas há outro, respaldado em números: oito em cada
dez paulistanos fazem parte das redes. Este estudo, divulgado recentemente pela
Fecomércio, indica que 9,3 milhões de pessoas acessam Facebook, Twitter, Google
Plus e Orkut.
Trata-se
de um tremendo mercado à disposição do seu negócio. E um contingente de pessoas
que você não pode ignorar se pretende fazer sucesso.
Pensando
nisso, o Estadão PME preparou um pequeno dicionário de termos que ajudam você a
não apenas estar com seu negócio nas redes sociais, mas também a extrair o que
de melhor elas têm a oferecer para o seu empreendimento. Confira:
Arrumar: Estar nas redes sociais significa que você
vai errar. E não há nada de mais nisso. O segredo, apontam especialistas, é
identificar e corrigir essa falha rapidamente para evitar prejuízos à imagem do
seu empreendimento.
Audiência: Como já
mencionamos na introdução desta matéria, é cada vez maior o número de
potenciais consumidores que acessam as redes. Dessa forma, simplesmente, não é
mais possível ignorar um contingente que apenas na cidade de São Paulo é
composto por 9,3 milhões de pessoas.
Blog: Trata-se de um ótimo complemento
para sua atuação nas redes sociais. É por meio dele que você poderá agregar
conteúdo sobre o seu setor de atuação e, dessa forma, convidar o consumidor a
conhecer mais informações sobre a sua empresa e a respeito do que você pretende
oferecer.
Discussão: As redes sociais devem ser um espaço para
discussão, onde a empresa divulga suas ações. Elas também podem gerar conteúdo
e interação entre os usuários. Não pense apenas em vender, vender, vender...
Humor: As ferramentas como Facebook e
Twitter são ótimas para o empreendedor avaliar o humor do consumidor, quais são
seus desejos, suas frustrações, enfim, o que ele realmente deseja. Em certa
medida, o monitoramento das redes pode substituir uma pesquisa de mercado. Ou
complementá-la.
Inovação: Essa dica
serve para qualquer pessoa que administra ou pretende administrar um negócio. A
melhor estratégia do mundo nas redes sociais não surtirá o efeito desejado caso
você não tenha algo realmente inovador para oferecer.
Medo: Experimentar faz parte do mundo
digital. Não tenha medo de errar. Faça ações e procure mensurar o resultado
delas. É apenas dessa maneira que você conseguirá obter os melhores resultados
possíveis.
Moeda: Não se esqueça, porém, que a
diferença entre o sucesso e o fracasso é a reputação de uma organização. Assim,
a reputação, a imagem que as pessoas fazem do seu negócio, é considerada por
especialistas como a principal moeda do século 21. Com uma reputação forte e
consolidada, você pode pavimentar mais facilmente o caminho do crescimento do
seu empreendimento.
Personalizar: Há alguns
negócios que por meio das redes sociais ajudam o consumidor a personalizar suas
compras e a divulgar suas preferências aos amigos. Mais do que isso: o segredo
do sucesso está em falar para milhares de pessoas dando a impressão de que você
está falando para cada uma delas. Isso não é tarefa fácil para o empresário,
mas plenamente possível de se alcançar com dedicação.
Planejar: O
que você vai oferecer nas mídias sociais? Quais resultados pretende obter? Sem
saber responder a essas duas perguntas, é melhor nem começar.
Rapidez: Na internet
- e portanto nas mídias sociais também - quem é rápido supera quem é lento.
Simples assim. Quem sabe usar as redes ganha espaço no mundo digital. E o que é
melhor: o tamanho da empresa não tem nada a ver com o sucesso virtual. Seja
rápido.
Realidade: Não se
esqueça que as redes sociais são um reflexo do mundo real. Dessa forma, saiba
que: o consumidor que reclama pelas mídias sociais, quer uma resposta por meio
dessa ferramenta. Assim, crie condições para dialogar e resolver rapidamente os
problemas dos consumidores,
Surdez: Há
especialistas que consideram o Twitter uma ferramenta surda porque permite
pouca interatividade entre os usuários. Mesmo tomando isso como uma verdade
absoluda, saiba que ele pode ser usado para que a sua empresa, por exemplo,
melhore o canal de atendimento com os consumidores.
Venda: As redes sociais, especialmente o
Facebook, não são apenas meios de comunicar-se com os clientes ou futuros
consumidores. Dá para vender produtos. Mas deixe isso bem claro, como está
fazendo.
Vídeo: Você pode extrair o máximo do Youtube. Mas saiba
que você deve, para isso, produzir conteúdo informativo sobre a sua empresa.
Que tal produzir um vídeo para explicar melhor ao consumidor como funciona a
sua empresa? Ou como funcionam os produtos e serviços que você vender?
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