O estudioso da comunicação Douglas Rushkoff sugere um conjunto
de regras para evitar que você seja dominado pelos programadores, apontados
como a nova elite dominante do planeta
Todas as mídias e
tecnologias têm vezes que promovem determinados tipos de
comportamentos em detrimento de outros, diz o teórico de mídia Douglas Rushkoff,
autor do livro Program or Be Programmed : Tem Commands for
a Digital Age (em tradução literal, “Programe ou Seja Programado: Dez
Mandamentos para uma Era Digital”) . Para explicar como a mídia digital está
mudando a nossa relação com o mundo, ele relembra o impacto de revoluções
passadas. “A linguagem permitiu o compartilhamento do conhecimento, a
experiência cumulativa e a possibilidade de progresso. O alfabeto nos trouxe o
pensamento abstrato, o monoteísmo e a lei contratual. O processo de impressão e
a leitura privada permitiram uma nova experiência de individualidade, uma
relação pessoal com Deus, a Reforma Protestante, os direitos humanos e o
Iluminismo.” Rushkoff segue dizendo que sempre que houve o
aparecimento de um novo meio, o status que é reescrito por aqueles
que tem acesso às ferramentas de criação desse meio – acesso restrito,
normalmente, a uma pequena elite. No caso do processo de impressão, por
exemplo, poucas pessoas tinham acesso a uma impressora. A televisão e o rádio
seguiram nesse mesmo modelo: uma pequena elite controlando a distribuição em
massa de ideias e notícias.
A chegada da era do
computador está vendo o surgimento de uma nova elite: os programadores. Quando
a linguagem foi inventada, nós não aprendemos só a escutar, mas também a falar.
Quando fomos alfabetizados, aprendemos não só a ler, mas a escrever. Com a
chegada da realidade digital, precisamos não apenas saber a como usar os
programas, mas a como fazê-los – ou seja, a programar. Esse é o ponto central
do livro de Rushkoff, que serve como um guia para como se comportar na era
digital. Veja quais são os 10 pontos defendidos por ele para uma vida
digital saudável.
1. Tempo:
Não esteja sempre conectado
Rushkoff explica
que houve um salto gigantesco entre a invenção do e-mail e a popularização dos smartphones:
o primeiro encontrava uma pessoa quando ela queria ser encontrada, enquanto o
segundo interrompe o dono do aparelho ao tocar inesperadamente sempre que uma
pessoa quer lhe contatar. Claro, isso se a pessoa deixar o telefone ligado.
Esse é precisamente o ponto para o qual Rushkoff chama a atenção. À
medida que a conexão de internet ficou mais rápida e mais livre, estamos
adotando como norma um modo de vida “sempre ligado”. E-mail, tweet, update,
notificação, alerta – o celular vibra por qualquer motivo. “Nossos aparelhos,
e, por extensão, nosso sistema nervoso, está ligado a todo o universo online, o
tempo todo”, escreve ele. “A extensão da memória para as máquinas expande a
quantidade de informações à qual temos acesso, mas danifica a capacidade do
próprio cérebro de lembrar das coisas.” A dica: reserve momentos offline.
2. Lugares:
Viva em pessoa
Você está numa festa e
vê, pelo Facebook, que seu amigo parece estar numa balada um pouco mais
animada. Conclusão imediata: você vai para a festa em que ele está. Chegando
lá, sabe de uma outra festa. A noite pode continuar assim, pulando de
galho em galho à procura do melhor lugar, da festa imperdível, participando de
tudo. Esse é um comportamento incentivado pelas redes sociais, em que todo
mundo está feliz e num lugar bacana. Para o autor, quando você rende a sua
presença para o mundo digital, a vaidade se torna mais importante do que a felicidade.
3. Escolha:
Você sempre pode escolher nenhuma das alternativas anteriores
Os computadores são
binários e foram feitos para escolhas entre duas alternativas. Todo arquivo,
foto, música, filme, programa e sistema operacional é, na verdade, apenas um
número. E para o computador, esse número é representado por sequencias de
uns e zeros. Isso não é uma coisa ruim, é só como os computadores funcionam.
Mas nos leva a fazer escolhas não como queremos, mas como os programas exigem.
Você gosta da Dilma? Sim ou não. Observe que não há qualquer espaço para
expressar nuances quando se lida com essas questões que são apresentadas como
se duas respostas são as únicas opções possíveis. Computadores são tendenciosos
e, consequentemente, criam um mundo de escolhas binárias que pode nos
enganar.
4. Complexidade:
Você nunca está completamente certo
A internet é enviesada
para reduzir a complexidade das coisas. O Facebook, por exemplo, reduz a
complexidade dos diferentes níveis de relacionamentos que existem na realidade.
Quando você quer compartilhar algo com seus amigos, o Facebook permite
que você compartilhe esse conteúdo com alguns amigos e, caso opte, não com
outros. No entanto, o Facebooksempre nos obriga a categorizar as pessoas
em diferentes grupos. Mas não é assim que as coisas funcionam na realidade. A
internet não é um mapa perfeito da realidade das nossas vidas, que é muito mais
complexa.
5. Escala:
Um tamanho não serve para todos
Há uma tendência na net
para a abstração. As pessoas estão mais interessadas em criar um site para
resolver o problema do bairro, e fazer com que esse site se torne conhecido, do
que de fato resolver o problema do bairro. É
possível que esse site resulte numa mudança efetiva no mundo físico, mas muita
gente confunde a representação de valor com o valor de fato de uma ação, diz o
autor. Fazer parte de uma lista de discussão de um movimento ou dar um like em
uma causa no Facebook não quer dizer que o usuário está realmente
fazendo alguma coisa por essa causa. Muitos estão preocupados em escalar a
mensagem, mostrar seu ativismo, mas essa abstração não necessariamente está
associada à realidade.
6. Identidade:
Seja você mesmo
A nossa experiência
digital não envolve contato pessoal, o que nos incentiva a ter um comportamento
despersonalizado, afirma Rushkoff. Ao resistir à tentação de nos engajar
anonimamente na web, permanecemos responsáveis por aquilo que dizemos e fazemos
na web. O anonimato, muitas vezes, retira o elemento das interações e degrada
as relações que construímos com os outros na internet.
7. Social:
Não venda seus amigos
Se você já deu um retweet,
no Twitter, ou um share, no Facebook, de uma promoção em que
pretendia ganhar um produto ou um serviço, você já vendeu os seus amigos,
argumentaRushkoff. As marcas usam a prática para espalhar sua mensagem pela
web, mas o autor lembra que, com a internet, o marketing se tornou uma
ferramenta ainda mais poderosa, e portantodevemos estar atentos para não
explorar nossos amigos para o nosso ganho financeiro. A internet é
predominantemente dominada por redes de contatos, mas vender esses contatos
ameaça a força e o propósito das redes.
8. Fato:
Fale a verdade
Coloque algo falso na
internet e, eventualmente, isso vai ser revelado uma mentira. E como o que você
escrever on-line pode ser difícil de apagar, a melhor opção para quem se
comunica na internet é falar a verdade.
9. Abertura:
Compartilhe, não roube
Na internet, estamos em
contato, a todo o momento, com as ideias e o trabalho de outras
pessoas. Tanto que pensar por si próprio deixou de ser uma atitude pessoal para
se tornar uma coletiva, defende Rushkoff. Num sistema tão aberto como a
internet, é fácil roubar o trabalho dos outros e não dar o devido crédito. Por
isso é tão importante saber a diferença grande entre compartilhar e roubar.
10. Objetivo:
Programe ou seja programado
Esse é o capítulo que
dá nome ao livro. Muitos diriam que ele apresenta uma falsa dicotomia –
programe ou seja programado. Não saber programar não transforma
ninguém em robô, mas entender como os computadores funcionam é importante para
saber em que tipo de mundo estamos vivendo.
Fonte: Gazeta do Povo
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