Para ajudar você a prosperar com seu
negócio - ou para crescer com a pequena empresa que já administra - o Estadão
PME selecionou 17 dicas de cinco setores promissores. Há informações sobre o
setor de bares, alimentação saudável, casamentos, compras pela internet e
padarias. Confira as dicas. E bons lucros.
Bares
O setor se profissionalizou e, por
isso, os donos desses estabelecimentos precisam assumir cada vez mais a
condição de empresas.
Dica 1 - É fundamental atender bem
A boa relação dos funcionários com os
clientes é fundamental. No bar Albanos, de Belo Horizonte, os funcionários
recebem, inclusive, um manual de procedimentos. "Esse tipo de cuidado
fortalece a filosofia da empresa e se reduzem as reclamações", afirma
Rodrigo Ferraz, dono do bar.
Dica 2 - Organize os setores de atuação
A complexidade logística dos bares
exige organização para o bom funcionamento do local. Setorizar áreas e definir
responsáveis por elas evita problemas. Por isso, gerenciar o negócio dessa
maneira agiliza o trabalho a ser feito.
Web popular
Não duvide. O aumento de renda da
população das classes C e D, observado nos últimos anos no País, provoca
atualmente uma nova onda de consumo, desta vez, pela internet.
Dica 3 - Administração deve ser única
A maior parte das pequenas e
microempresas reconhece a importância do comércio virtual, mas ainda desconfia
do potencial do setor. Ter clareza de que uma loja virtual é diferente da
física ajuda na gestão do negócio. Por isso, é preciso evitar a mistura de
estoques entre a sua loja virtual e física sob o risco de vender o que não pode
entregar.
Dica 4 - Montar um site custa R$ 6 mil
O investimento para montar uma loja
virtual gira em torno de R$ 3 a R$ 6 mil. Existem, no entanto, as redes sociais
que permitem que o e-commerce seja feito sem dificuldades pelos empreendedores.
Dica 5 - Ofereça muita informação
O consumidor deve receber o máximo de
informações sobre a compra na internet. É preciso esclarecer, por exemplo, a
respeito da política de trocas e entregas. Isso confere transparência à relação
comercial e ajuda a fidelizar os clientes.
Dica 6 - Estratégia para atrair os clientes
Depois de entrar no comércio
eletrônico, é preciso ganhar visibilidade e conquistar clientes. Contar com a
ajuda de especialistas torna essa tarefa menos árdua e com cerca de R$ 2 mil é
possível contratar ações de marketing online.
Padarias
Hoje elas mudaram. E buscam
diversificar a oferta de produtos para crescer e enfrentar a feroz
concorrência.
Dica 7 - O lucro está dentro da cozinha
A conveniência gera movimento, mas o
lucro da panificadora está no portfólio de itens produzidos ou transformados em
sua lanchonete ou dentro da cozinha industrial. Quanto mais independente, mais
rentável será a padaria.
Dica 8 - O cliente adora uma novidade
Não importa o tamanho do empreendimento
ou o local onde ele está instalado, o empresário que ignorar a tendência de
oferecer serviços e produtos variados fatalmente ficará para trás. A inovação é
a principal saída para o crescimento do setor.
Dica 9 - Fique atento aos vizinhos
Quase ninguém é capaz de cruzar a cidade
para comprar pão. Assim, o público da panificadora fica restrito a alguns
poucos quarteirões do entorno. Por isso, procure conhecer bem seus clientes e
deixe o seu negócio com a 'cara' do vizinho.
Dica 10 - Tudo começa pelo ponto
A padaria é tida pelos especialistas em
varejo como a loja de conveniência do brasileiro. Assim, estar estrategicamente
localizado é fundamental. Opte por ruas e avenidas movimentadas, endereços que
mantenham em evidência o seu negócio.
Alimentação saudável
A busca pelos alimentos certos
tornou-se uma preocupação mundial. E também é uma ótima chance para você
empreender.
Dica 11 - Cuidado com a logística
Os restaurantes, ainda mais neste
segmento de comida saudável, precisam fazer compras com frequência pois
trabalham sempre com produtos perecíveis.
Dica 12 - Atenção com a sazonalidade
A oferta de legumes e verduras varia
muito durante o ano. Por isso, todo cuidado é pouco, afinal, isso interfere na
qualidade e no preço de alimentos.
Dica 13 - Lucro difícil
Com logística complexa e custos
variáveis, é preciso ter gestão ajustada do empreendimento para garantir boa
margem de lucro para o empreendedor.
Setor de casamentos
O segmento deve movimentar R$ 14
bilhões em 2012 no País. E a melhor notícia é que é possível aproveitar esse
promissor mercado.
Dica 14 - Disputa acirrada pede foco
A empresa não pode tratar o mercado de
casamentos como atividade paralela. Para atender bem as expectativas dos noivos
e não ser engolido pela concorrência, é importante se especializar e acompanhar
as tendências.
Dica 15 - Defina o perfil dos noivos
Já existem muitas empresas em atividade
no setor. Dessa maneira, para se diferenciar e conseguir empreender com sucesso
no ramo, você deve definir o perfil dois noivos com quem vai trabalhar e
apostar em soluções inovadoras que agradem a este público.
Dica 16 - Sem chance para você errar
Apesar de exigir meses de preparação, o
dia do casamento é um só. Por isso, as empresas do ramo precisam de
profissionalismo e só devem aceitar pedidos que possam cumprir. Ter um plano de
contingência é fundamental para evitar problemas.
Dica 17 - Renovar para sobreviver
Os noivos adoram uma novidade e aderem
rápido às tendências. Na era da informação, o empresário precisa batalhar para
estar mais informado do que o cliente. Além disso, deve estar preparado para
atender as novas solicitações de forma rápida.
Fonte: Estadão/PME - 13/03/2012
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