segunda-feira, 30 de julho de 2012

A arte de gerenciar um negócio em parceria


 
Como saber se os sócios ou parceiros que escolhi são os certos para minha empreitada? Qual deve ser o perfil dessa pessoa?
Qual ou quais as áreas da empresa em que a contribuição de um sócio será fundamental?

Estas são apenas algumas das inúmeras perguntas que passam na mente de um bom empreendedor. Afinal, a escolha do parceiro de negócios é uma decisão estratégica que interfere diretamente no sucesso do empreendimento, seja no seu início ou na fase de expansão ou fortalecimento.

Por se tratar de um aspecto legal da empresa, a constituição societária é regida pelo Código Civil brasileiro, que estabelece os tipos de relações e as atribuições dos sócios dentro de cada regime.

Aprofunde seus conhecimentos sobre este aspecto da administração empresarial e veja como uma sociedade pode ajudar a melhorar a sua empresa.

Pesquisas de mercado ajudam a crescer

Analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta análise é por meio da pesquisa de mercado.

Esta pesquisa consiste na coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. Quando realizada corretamente, oferece informações consistentes que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso.

Além da pesquisa formal, ações como visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos, ouvir reclamações de clientes ou mesmo observar como as pessoas caminham dentro de uma loja são importantes fontes de informações que não devem ser desprezadas por novos e antigos empresários.

Seja um empreendedor bem-sucedido

Para ter um negócio de sucesso, o empreendedor deve ter espírito criativo e pesquisador. É preciso buscar novos caminhos e soluções a fim de atender às necessidades da clientela e do mercado.

O empresário também deve estar de olho nas oportunidades de negócio e se preocupar com a implementação de melhorias em produtos e serviços.

Fonte: SEBRAE

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